Bens de consumo

“Heavy Metal”, a primeira guitarra de alumínio impressa em 3D

Confira o passo a passo do instrumento que fascinou músicos de todo o mundo por conta de seus detalhes geométricos

20/06/2016
A+ A-

O sueco Olaf Diegel, da ODD Guitars, monstrou ao universo da música que guitarras podem ser confeccionadas através de formas e materiais divergentes do modelo convencional. Com qualidade sonora surpreendente e estrutura vigorosa, a então batizada “Heavy Metal” foi a primeira guitarra do mundo a ser produzida em alumínio por manufatura aditiva, a chamada impressão 3D.

Para comprovar que não há limite em um processo de fabricação, o design da guitarra foi propositalmente desenhado de forma complexa e rico em detalhes – tanto que no início, o instrumento foi denominado como “War and Peace” (Guerra e Paz), pois seu interior é composto por arames farpados e rosas feitas de alumínio.

O primeiro passo da confecção da guitarra foi esquematizá-la através ddo software CAD SolidWorks. Depois, o projeto foi encaminhado à empresa holandesa Xilloc, que executou a impressão do instrumento em alumínio mediante a um sistema de manufatura aditiva em metal EOS M400.

O sistema adotado pela empresa especializada nesse processo consiste na fusão da powder-bed (pó-cama ou seja uma camada de pó) na qual é espalhada uma fina camada de pó metálico (no caso, o alumínio) e então é aplicado o lazer para tracejar todas as partes do instrumento. Toda vez que o lazer incide sobre o pó ele se funde e o processo é repetido até que todas as camadas da guitarra fossem impressas.

A etapa seguinte é a retirada da placa de construção que serviu como base à guitarra, que pode ser realizada através de um fio-EDM ou com uma serra. A interface inferior do instrumento possuía um material de suporte que precisaria ser eliminado, a fim de conceber a perfeição dos arames e flores que revestiam o interior da guitarra.

Olaf conta que a parte mais complicada de todo o projeto foi remover o material de apoio, por conta de seus detalhes precisos. Uma máquina poderia ser utilizada, no entanto, para que o resultado fosse impecável, ele executou de forma manual e a operação demorou quatro dias.

Em seguida, o então idealizador da guitarra precisaria aprimorar também a superfície da criação. Este procedimento, assim como o anterior, demorou cerca de quatro dias. Foram utilizadas lixas e, por fim, o “shot-peening” foi aplicado: um método de bombardeamento de esferas de vidro, que produz uma camada com maior resistência à corrosão resultando em um aspecto mais envernizado e macio, o que faz com que o toque do instrumento fique mais confortável as mãos dos músicos.

Finalmente, o núcleo feito de madeira, os fios e todos os acessórios foram implementados. A Heavy Metal nasceu com um peso total de 4 kg e surpreendeu a todos com seus detalhes minuciosamente incríveis.

Assine nossa newsletter Receba as novidade da Revista Alumínio
Formulário de Newsletter