Inovação

Alumínio com Glamour

Beleza e maleabilidade no design do metal vêm conquistando o universo da moda através da história

22/06/2016
A+ A-

Nos anos 1960 a sociedade vislumbrava os “anos 2000” como em um filme de ficção científica e imaginava que a moda seria composta pelo material que melhor simbolizava o futuro: o alumínio – e nisso eles não estavam enganados. A tendência foi antecipada.

Na última edição da SPFW, na capital paulista, a marca Uma chamou atenção do público quando suas modelos desfilaram levando bolsas de alumínio como acessório. A estilista Raquel Davidowicz, criadora do modelo, buscava a maleabilidade do material e seu brilho, que vai muito bem com o glam das passarelas, para compor a peça ideal com o look moderno da high fashion.

O uso do metal no universo da moda está longe de ser uma novidade e ainda veremos muito mais dele no futuro, como aposta Salete Mulin, professora do curso de artes visuais da Faculdade Santa Marcelina. “Hoje se vê o uso de materiais inusitados, tanto para acessórios como joalheria, e que se aproximam do universo artístico, como peças esculturais que servem também para uso em vestuário ou bolsas, sapatos e outros.”

A inspiração dos artistas vem de diversos lugares, até mesmo do espaço, como é o caso do Studio Swine, que desenvolveu os intitulados “Meteorite Shoes”, sapatos de salto alto em forma de meteoros, após ver a aterrissagem de uma sonda robótica da Agência Espacial Europeia em um cometa, em 2014. “Ficamos impressionados com quão forte e leve o alumínio era e foi por causa desse visual espacial que escolhemos o metal para criar os sapatos”, explica o artista Alexander Groves, cofundador do estúdio em parceria com a arquiteta Azusa Murakami. Confira nestas páginas outras criações da moda inspiradas no alumínio que deram um toque brilhante ao guarda-roupa.

Assine nossa newsletter Receba as novidade da Revista Alumínio
Formulário de Newsletter