Artigos

Use a comunicação como ferramenta para escapar da crise

Ao contrário do que muitos imaginam, é no momento de cortes e redução que mais é necessário investir em comunicação e gestão empresarial

Mayra Reis 08/08/2016
A+ A-

A comunicação é um item indispensável ao sucesso de qualquer relação, afinal, como diz o ditado, “quem não comunica, se trumbica!”. No contexto das organizações, a comunicação apoia a gestão estratégica, oferece suporte para todas as demais áreas da empresa (Vendas, RH, P&D, SAC, entre outras), sustenta a imagem externa e interna, gerencia possíveis crises e cria elo entre a liderança e os colaboradores através das ferramentas de comunicação interna.

Independentemente se a sua empresa tem a cultura da comunicação ou não, é importante que saiba que não adianta comunicar-se sem transparência. Uma comunicação eficaz é simples, clara, assertiva, sincera e desenvolve papel fundamental na comunicação com clientes, parceiros, colaboradores e colegas de trabalho. Ou seja, comunicar-se com clareza gera credibilidade, aproxima as pessoas, demonstra o seu potencial, gera melhores resultados para a sua área e a companhia no geral.

Infelizmente é notório o desaquecimento na indústria do alumínio nos últimos anos devido, principalmente, a alta dos custos de produção, a chegada dos produtos chineses e a queda no consumo. Esses percalços têm gerado o fechamento de empresas, o desligamento de fornos e a demissão de muitas pessoas. Mas, por outro lado, há espaço para o alumínio nas indústrias automotiva, transporte de cargas, arquitetura, elétrica, energia e embalagens. O desafio é manter os investimentos e a equipe unida e descobrir como atravessar essa turbulência.

Tente fazer uma pausa após a leitura desse artigo e pense nas seguintes questões: você já parou para pensar como está a sua comunicação com a empresa? Você está alinhado à missão, visão, valores e, principalmente, ao negócio? Sabe exatamente como o seu trabalho diário influencia o desempenho dos outros profissionais? Consegue comunicar-se com os colegas à sua volta e motivá-los para que juntos vocês possam alcançar as metas do setor? Escuta com atenção e se esforça para compreender o cenário ao seu redor?

Você sabia que, principalmente em um contexto de crise, a comunicação é uma das portas capazes de abrir algumas oportunidades? Afinal, ela é o processo pelo qual expressamos nossos pensamentos, transmitimos informações importantes, questionamos e demonstramos o que sentimos. Além disso, sem um plano de comunicação, a empresa não sabe com quem está falando, nem quando, como e qual mensagem vai transmitir.

Com a crise e a redução no quadro de colaboradores é natural que a demanda de trabalho aumente. Mas, lembre-se de trabalhar em equipe, afinal, uma corrente com elos fortes, não se rompe fácil. E cuide desses elos evitando, por exemplo, a fofoca, pois ela não é uma forma de comunicação e não merece repercussão. Além disso, quem faz fofoca, está impactando negativamente na sua própria imagem.

Considere que comunicar-se é um exercício diário e que os frutos desse esforço só veem para aqueles que conseguem formar e sustentar uma imagem positiva e sincera perante todos que estão a sua volta.

Agora, se você exerce papel de liderança na empresa, pense que o plano de comunicação deve começar respondendo algumas questões estratégicas para entender a essência do negócio, como: qual é o posicionamento da sua empresa? Como a sua empresa está posicionada perante às marcas concorrentes? O que os stakeholders (colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes) falam sobre a empresa? Onde a empresa quer chegar? Quais caminhos percorrer para atingir as metas? Como mensurar os resultados? Como seus funcionários enxergam a empresa? Quais expectativas seus colaboradores tem para os próximos anos? Como e quando preferem se comunicar?

Responder todas essas perguntas, levantar todos os dados e analisar criteriosamente exigirá tempo e energia, mas os resultados dessas pesquisas serão surpreendentes e extremamente úteis nas próximas decisões da companhia. A realização de pesquisas de clima organizacional com os colaboradores e pesquisas com principais stakeholders são excelentes oportunidades de conhecer melhor o público alvo, avaliar a imagem da empresa e alinhar estratégias de negócios.

Sabe o que a comunicação, a indústria do alumínio e você tem em comum? Todos tem muito espaço para conquistar ainda! E, sem sombra de dúvidas, se você fizer os exercícios acima entenderá e perceberá como a estratégia de comunicação ajuda a construir o planejamento estratégico da empresa, além de criar um ambiente mais leve e agradável entre os funcionários.

 

Por Mayra Reis, da Alma Gestão de Comunicação e Marketing, e Barbara Campos, da Cherry Consulting.

Assine nossa newsletter Receba as novidade da Revista Alumínio
Formulário de Newsletter