No dia 14 de maio, a Alcoa celebrou seu 59º aniversário com uma apresentação na Câmara Municipal de Poços de Caldas (MG). O convite à Casa partiu do vereador Kleber Silva e teve a presença de Fábio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, juntamente com Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa.
Maria Cristina, em sua apresentação aos vereadores poços-caldenses, enfatizou a relevância de produtos com emissão reduzida de CO2 e seu impacto na geração de empregos e renda local. Além disso, destacou os casos exemplares da Alcoa de responsabilidade corporativa, incluindo o programa de reabilitação de áreas mineradas, reconhecido como modelo pelo manual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também mencionou a tecnologia do filtro-prensa, que converte resíduos úmidos em secos e já está em estudo para utilização de matéria-prima na indústria cimenteira; o processo de reciclagem de alumínio, responsável por uma economia de energia de até 95% em comparação com a produção primária de alumínio; e o hidrato de baixo carbono, frisando que 60% de sua produção é destinada ao tratamento de água.
“Somos a primeira unidade da Alcoa no Brasil e colaboramos para que a cidade e a região se tornassem um importante polo de desenvolvimento no Sul de Minas Gerais. A nossa proximidade com grandes centros e universidades nos torna uma planta-piloto para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que têm um enorme potencial para transformar a indústria do alumínio”, afirma Maria Cristina.
Os vereadores, por sua vez, salientaram a relevância da Alcoa para a cidade, ressaltando suas contribuições para o desenvolvimento econômico não apenas de Poços de Caldas, mas também da região. Para eles, a Alcoa é um exemplo de responsabilidade socioambiental.
Foto: Divulgação Alcoa




