A Alcoa e a Simpress, empresa de outsourcing de equipamentos de tecnologia de informação (TI) no Brasil, firmaram uma aliança para neutralizar as emissões de carbono de mais de oito mil dispositivos, como computadores, monitores e impressoras utilizados nas operações da companhia em todo o País. A ação integra o programa Carbon Neutral, da Simpress, que compensa mensalmente o consumo de energia elétrica dos equipamentos locados por seus clientes.
De julho de 2024 a junho de 2025, a iniciativa compensou 1.038 t de CO₂ por meio do plantio de 2.708 árvores. A expectativa é que, em três anos, o projeto refloreste mais de cinco mil árvores, reduzindo o impacto ambiental da operação da Alcoa.
Além da neutralização de carbono, a parceria reforça práticas de economia circular com o descarte sustentável de toners. Nos últimos dois anos, as unidades da Alcoa em Poços de Caldas (MG) e em Juruti (PA) e a Alumar, em São Luís (MA), reciclaram seis t de plástico e pó de toner, com 97% reaproveitados na produção de novos componentes e até na pavimentação asfáltica.
“Essa parceria se conecta diretamente à nossa estratégia de avançar em economia circular e ampliar a reciclagem dentro das operações da Alcoa. O uso consciente da tecnologia, aliado à colaboração com parceiros como a Simpress, fortalece nosso compromisso com soluções sustentáveis e regionais”, diz Renata Maniero, CIO da Alcoa.
Foto: Divulgação Alcoa




