Foi oficialmente inaugurado na última segunda-feira, dia 10 de novembro, em Belém (PA), o Banco da Paz. A escultura, feita de alumínio, simboliza o diálogo pela paz e foi concebida como um presente e um legado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A obra permanecerá no Parque da Cidade, servindo como um bem público que perpetua os valores de cooperação e sustentabilidade da conferência.
LEIA TAMBÉM: Hydro une-se a líderes e governo na COP 30 para acelerar agenda climática
Criado pelas empresas norueguesas Snøhetta, referência em arquitetura, e Vestre, fabricante de mobiliário urbano, o Banco da Paz é feito de alumínio fornecido pela Hydro e inspirado na seguinte frase de Nelson Mandela: “O melhor instrumento é sentar e conversar”. Com seis metros de diâmetro e formato semicircular mais baixo no centro, ele convida naturalmente as pessoas ao diálogo.
O material utilizado tem origem paraense — extraído em Paragominas, processado na refinaria Alunorte, em Barcarena, e exportado para fundições no Brasil e no exterior — e agora retorna simbolicamente ao estado em forma de arte e mensagem de união.
Para celebrar a chegada da escultura, o evento de inauguração contou com a presença de John Thuestad, vice-presidente-executivo da Hydro Bauxita e Alumina; Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil; Helder Barbalho, governador do Pará; e Kjersti Fløgstad, diretora do Centro Nobel da Paz, além de autoridades como a primeira-dama Daniela Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e a secretária de Cultura Ursula Vidal.
O Banco da Paz, já apresentado na sede da ONU em Nova York em 2019 e com uma versão em frente ao Centro Nobel da Paz, foi instalado na Green Zone da COP 30, dentro do Parque da Cidade. A escultura ficará permanentemente no local, sendo uma doação da Hydro, da Snøhetta, da Vestre e do Centro Nobel da Paz.
“Para a Hydro, este banco simboliza nosso compromisso com o Pará e com a construção de sociedades mais viáveis, a partir do diálogo sobre clima com múltiplos agentes, como governos, sociedade civil, terceiro setor e iniciativa privada. É um presente para Belém, feito com o alumínio de baixo carbono que produzimos aqui e um convite para que todos se sentem e conversem sobre o futuro que queremos construir juntos, de forma responsável e sustentável”, declara Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.
Foto: Divulgação Hydro




