Em cerimônia realizada no início de março, a Hydro entregou à prefeitura de Belém 1.335 coletores e equipamentos destinados à coleta seletiva, os quais serão utilizados em ecopontos instalados pela gestão municipal para promover o descarte adequado de resíduos recicláveis e entulhos na capital paraense.
A solenidade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e contou com a presença de Igor Normando, prefeito de Belém, e Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA), além de representantes da Hydro e de outras instituições parceiras.

De acordo com a companhia, o investimento, no valor de R$ 1,1 milhão, é resultado da parceria entre a Semas-PA, Prefeitura Municipal de Belém e Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e a Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp).
“Nosso compromisso é de sermos bons vizinhos nos territórios em que estamos presentes. Essa contribuição busca apoiar o município de Belém no fortalecimento da coleta seletiva e na melhoria da gestão de resíduos, com benefícios diretos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população. Ao apoiar a estruturação da coleta seletiva, também contribuímos para o fortalecimento das cooperativas de catadores e para a promoção da educação ambiental”, afirma Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.
Os coletores adquiridos pela Hydro incluem contêineres de diferentes capacidades (24, 500, 1.100 e 5.000 litros) e cores, adaptando-se às necessidades de cada local. Os equipamentos seguem o padrão nacional de segregação de resíduos: verde (resíduos não recicláveis), azul (papel e resíduos secos), marrom (resíduos orgânicos) e vermelho (plástico). Para ampliar as possibilidades de destinação adequada de diferentes tipos de resíduo, também foram adquiridos coletores de óleo, bombonas e caçambas metálicas para entulho.

Os materiais recicláveis coletados nos ecopontos serão destinados às cooperativas de catadores, contribuindo para a economia circular e para a geração de renda desses trabalhadores, além de ampliar a disponibilidade de matéria-prima reciclável.
Fotos: Divulgação Hydro




