A Mineração Rio do Norte (MRN), por meio do seu Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial (Peap), que integra o Programa de Educação Socioambiental (PES), está promovendo no mês de maio uma oficina de biojoias na comunidade quilombola Boa Vista, situada em Oriximiná, no Oeste do Pará.
A iniciativa oferece cursos, oficinas e assessoria técnica para ensinar a produção de biojoias com inspiração afro-amazônica. Os participantes aprendem a trabalhar com materiais como sementes, ouriços de castanha, cascas de madeira e fibras vegetais, criando colares, brincos, pulseiras e prendedores de cabelo, principalmente utilizando a técnica de macramê (tecelagem manual com nós).
“Essa é uma ação em que a empresa busca envolver ao máximo as comunidades, independentemente da idade. Desejamos compartilhar conhecimentos com todos que têm interesse em participar e, no fim, esperamos que o saber da comunidade seja cada vez mais multiplicado, compartilhado e assim seja possível construir um legado na região”, afirma Genilda Cunha, coordenadora do PES.
Foto: Divulgação MRN




